quinta-feira, 30 de abril de 2009

Via Sacra no Centro Social do Pego


Não tendo a nossa associação cariz religioso, procuramos dar resposta ás necessidades dos nossos utentes quer estas sejam de tipologia física, social psíquica ou espiritual.
Assim sendo, entendemos que na planificação de actividades, também deveria ser considerada a resposta a esta necessidade de alguns utentes. Quando nos foi proposto por um grupo de senhoras um voluntariado nesta área, aceitámos desde logo já que dispondo de espaços físicos adequados, a satisfação desta necessidade de alguns utentes, não poderia afectar a liberdade religiosa de todos.
A Celebração da Palavra já é actividade habitual em todas as segundas-feiras. No entanto, sempre que nos deparamos com alguma data ou época específicas de carácter religioso, tentamos, em acordo com as habituais colaboradoras, promover actividades religiosas que possam ir ao encontro das necessidades dos utentes. Para tal, em conjunto com as nossas habituais colaboradoras e com outras senhoras liagadas, de certa forma, á paróquia de Rossio ao Sul - do -Tejo, organizámos uma Via-Sacra que teve lugar no passado dia 6 de Abril.
A Via-Sacra realizou-se nas instalações do Centro Social do Pego e contou com a presença de alguns utentes do Centro Social Paroquial do Rossio ao Sul-do-Tejo, do Centro Social Paroquial de São Miguel do Rio Torto e de todos os nossos utentes da valência de centro de dia.
Foi uma tarde diferente e muito simbólica para todos os utentes presentes, pois, para grande parte deles, a realização da Via-Sacra foi uma surpresa , visto que até então nunca tinham assistido a tal evento religioso.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Treino de Memória - Actividades Musicais

    O centro de dia do Pego, no passado dia 2 de Abril, acolheu mais uma tarde de animação. Para participar nas actividades, convidámos os idosos do centro de dia de Alvega.

     Foram projectadas imagens, em quais os participantes tinham que adivinhar as diferenças, de uma imagem original para outra semelhante. Também foram projectadas imagens de ilusão óptica e jogos de magia.

    Mais tarde, o técnico de animação cantou e tocou com guitarra, alguns trechos de músicas populares, para que os idosos pudessem adivinhar qual era a música em questão. E foi assim que acabou a tarde, com muita música e alegria, onde alguns utentes de ambas as instituições cantaram o fado.

      Como já tem sido exemplo de outros encontros, também um membro da direcção do Centro Social do Pego, fez questão de participar nesta tarde de animação, cantando dois fadinhos da sua autoria.

    Sem darmos por isso, as horas passaram rapidamente e no final da tarde todos lanchámos e convivemos mais um pouco.

 

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Actividades Inter Instituições - Atelier da Primavera



Teve lugar no Centro Social e Paroquial de São Miguel do Rio Torto, o 1º atelier inter institucional.
Com a Primavera à porta, a técnica de animação que organizou este encontro, aproveitou a deixa e preparou algumas actividades de expressão plástica.
A confecção de flores de papel e de um painel alusivo à Primavera, foram as actividades centrais deste atelier.
Todos os técnicos de animação presentes no evento, ajudaram os idosos a confeccionar as flores de papel.

Passo a passo, todos os utentes conseguiram fazer as flores de papel e, o que à primeira vista parecia ser difícil, rapidamente se tornou mais fácil e engraçado. O convívio e a interacção entre os participantes foi muito positivo. No final do atelier, todos lanchámos e convivemos mais um pouco.

Actividades Expressão Plástica - Pintura








Os utentes do nosso centro de dia iniciaram os preparativos para as actividades de Páscoa. Decoraram ovos e caixas de cartolina, pintando á mão vários motivos escolhidos pelos idosos. Aqui ficam algumas fotos exemplificativas do trabalho que se tem vindo a realizar durante os últimos dias.

Dia Mundial da Árvore



Para celebrar o Dia mundial da Árvore, as crianças da creche e jardim de infância do centro social do Pego, conjuntamente com as crianças do jardim de infância da escola E/B nº1 do Pego, plantaram 2 árvores de fruto na zona destinada à horta pedagógica do centro social do pego.
As árvores escolhidas para o efeito foram duas Actinídias, uma macho e outra fêmea. A fruta proveniente das Actinídias são os KIWIS. Depois de terem plantado ambas as árvores, as crianças aproveitaram para regá-las bem regadinhas para que possam crescer fortes e saudáveis, e agora é só esperar que venham de facto a produzir KIWIS.
No final, as crianças do jardim de infância da escola e/b nº1 no Pego, presentearam-nos com uma canção alusiva à primavera.


Este mês, como não podia deixar de ser, as crianças da creche e jardim de infância elaboraram presentes para o dia do pai.
Neste dia, os pais vieram até á nossas instalações a fim de passar uma tarde diferente com os seus filhos. Cada sala, festejou o dia à sua maneira, preparando algumas actividades para serem realizadas entre pais e filhos.


  • Sala Vermelha:


Na sala Vermelha, as crianças ofereceram aos seus papás bolachinhas e molduras com massinhas de culinária coladas em cartão. Todas as crianças ajudaram na confecção destes presentes.



  • Sala Verde:


Como todas as outras, estas crianças também ofereceram presentes aos seus pais. Em conjunto com as crianças da sala vermelha, ajudaram na confecção de bolachas e pintaram um cartão alusivo ao dia para mais tarde poderem oferecer aos seus papás.




  • Sala Amarela:


Nesta sala, os presentes elaborados pelas crianças foram: porta - retratos confeccionados em massa de modelar, pintados à mão pelos pequenotes e um coração em cartolina, pintado e com a inscrição da frase, “Gosto Muito de Ti”.
Nesta tarde os pais também tiveram papel activo, ajudando na preparação do lanche dos seus filhotes. Mais tarde, todos participaram num jogo de futebol.




  • Sala Laranja:


As crianças da sala laranja, para presentearem os seus papás, pintaram telas e caixas de dominó. Mas, para além destes presentes, a tarde foi em grande e os pais destas crianças puderam participar, em conjunto com os seus filhos, numa gincana e jogaram alguns jogos tradicionais.
Foi uma tarde diferente, especialmente para as crianças que tanto se divertiram neste dia.

Informática Divertida



Neste mês de Março, deu-se inicio uma nova actividade para as crianças do jardim de infância.
Informática Divertida é a actividade que está a deliciar os mais novos, permitindo-lhes um contacto mais estreito com as novas tecnologias da informação.
Conhecer melhor o computador e os seus componentes é o objectivo principal desta nova actividade. Também com o intuito da motivação, a Informática Divertida dá a conhecer ás crianças o mundo dos jogos educativos, aliando a diversão à educação.
Esta actividade tem lugar ás 2ªs e 5ªs feiras pelas 10.00h.

Carnaval 2018 - da preparação ao dia da festa

    Este ano, fizemos o entrudo com Reis e Rainhas. Era assim que se dizia, era assim que se fazia. Brincava-se ao entrudo. Da arca da roup...